Identificação de crianças e adolescentes com suspeita de câncer : uma proposta de intervenção /

Resumo:Ao contrário do câncer no adulto, em que as células geralmente originam-se de tecido epitelial e que está ligado a fatores ambientais, os tumores malignos na infância são, na sua maioria, de origem embrionária e apresentam uma fase de rápida proliferação. Quando não iniciado o tratamento quim...

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Principais autores: Azevedo, Maria Coeli Cardoso Viana., Monteiro, Akemi Iwata., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14720/1/MariaCCVA_DISSERT.pdf
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topic Câncer infantil -
Dissertação.
Atenção primária em saúde -
Dissertação.
Saúde da criança e do adolescente -
Dissertação.
Educação em saúde -
Dissertação.
Childhood cancer.
Primary health care.
Child health and adolescent.
Health education.
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Azevedo, Maria Coeli Cardoso Viana.
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Identificação de crianças e adolescentes com suspeita de câncer : uma proposta de intervenção /
description Resumo:Ao contrário do câncer no adulto, em que as células geralmente originam-se de tecido epitelial e que está ligado a fatores ambientais, os tumores malignos na infância são, na sua maioria, de origem embrionária e apresentam uma fase de rápida proliferação. Quando não iniciado o tratamento quimioterápico nesta fase, o tumor aumenta de tamanho, reduzindo sua velocidade de crescimento, diminuindo, assim, a resposta aos quimioterápicos. O câncer infantil representa, no Brasil, a segunda causa de mortalidade entre crianças e adolescentes de um a dezenove anos. Seu impacto no ranking das doenças torna-se significativamente importante para a saúde pública, já que a primeira causa está relacionada aos acidentes e à violência. Muitas crianças ainda são encaminhadas aos centros de alta complexidade para tratamento oncológico com a doença em estágio avançado. A demora no encaminhamento para diagnóstico pode ser da família, ou da dificuldade do acesso ao Setor Saúde, ou ainda das características da doença e do desconhecimento da equipe de saúde quanto à temática de câncer infantil. Diante desta problemática, objetivamos analisar o desempenho das equipes de saúde na identificação da criança e adolescente, sintomáticos de câncer, na atenção primária, por meio da metodologia pesquisa-ação, que contempla o ensino-aprendizagem, seminários, descrevendo a atuação do grupo e discutindo as atividades desenvolvidas após os treinamentos. Este estudo envolveu trinta e sete profissionais de saúde que prestam atenção a crianças e adolescentes na USF Felipe Camarão II , na Casa de Apoio à Criança com Câncer e no Hospital de Pediatria/UFRN, durante o período de março a dezembro de 2010. Os dados foram analisados simultaneamente à avaliação das ações, seguindo o direcionamento da análise das ideias freireanas, tendo como referencial teórico a atenção primária à saúde. O diagnóstico situacional da realidade atual, quanto ao conhecimento da equipe de saúde direcionado para uma identificação precoce de sinais e sintomas levantada por meio da problematização, apresentou temas geradores como: a resistência para a mudança; a conscientização para a necessidade de apreensão de saberes; o conhecimento prévio por meio da mídia; a fragmentação da rede de assistência, interferindo no funcionamento do sistema de referência e contrarreferência; o estigma da morte, dentre outros. Esses temas geradores viabilizaram a escolha do conteúdo para a elaboração de quatro seminários, como implementação de ação coletiva para discussão problematizadora. O processo ensino-aprendizagem permitiu aos participantes do estudo a conscientização do problema e o agir por meio do conhecimento adquirido, interferindo na diminuição do intervalo de tempo entre a identificação de sinais e sintomas de câncer e o início do tratamento especializado. Como dificuldades, deparamo-nos com o diagnóstico de câncer associado a terminalidade e o dificultoso acesso a exames laboratoriais e de imagem, necessários para o diagnóstico de neoplasias. Assim, constatamos que, quando a equipe é envolvida conscientemente no processo de educação desde a identificação da situaçãoproblema, podem ocorrer mudanças significativas no fazer cotidiano por meio da conscientização do ser. Entretanto, percebemos também que aquisição de conhecimento e interesse da equipe não são suficientes, já que, para haver eficácia do atendimento, é necessária uma organização da rede de atenção oncológica atuante no estado no Rio Grande do Norte. #$&Abstract:Unlike adult cancer, where cells usually originate from epithelial tissue and is linked to environmental factors, malignant tumors in childhood are mostly of embryonic origin and have a phase of rapid proliferation. When not started chemotherapy at this stage, the tumor increases in size, reducing their growth rate, thus reducing the response to chemotherapy. Childhood cancer is in Brazil, the second cause of mortality among children and adolescents from one to nineteen. His impact on the ranking of diseases becomes significantly important to public health since the first issue is related to accidents and violence. Many children are still sent to the centers of high complexity for cancer treatment with advanced stage disease. The delay in referral to diagnosis can be family, or the difficulty of access to the health sector, or the characteristics of the disease and lack of health staff regarding theme of childhood cancer. Before this problem, we aimed to assess the performance of health teams in the identification of child and adolescent symptoms of cancer in primary care, through the action research methodology, which includes the teaching-learning, seminars, describing the actions of the group and discussing the activities after the training. This study involved thirty-seven health professionals who provide care for children and adolescents in the USF Felipe Shrimp II, the Support Center for Children with Cancer and the pediatric hospital UFRN during the period from March to December 2010. The data were analyzed simultaneously to evaluate actions, following the direction of the analysis of ideas Freires, having as theoretical reference the primary health care. The diagnosis of current reality, as knowledge of the health team targeted for early identification of signs and symptoms raised through questioning, presented as generative themes: resistance to change, awareness of the need for apprehension of knowledge; prior knowledge through the media, fragmentation of the healthcare network, interfering with the operation of the reference and counter, the stigma of death, among others. The selected themes enabled the choice of content for the preparation of four seminars, such as implementation of collective action for discussion problematical. The teaching-learning process has allowed the study participants awareness of the problem and work through the knowledge acquired by interfering in decreasing the time interval between the identification of signs and symptoms of cancer and early specialist treatment. Their difficulties we are faced with a diagnosis of terminal cancer and associated with delayed access to laboratory tests and imaging necessary for the diagnosis of neoplasms. Thus, we find that when the team is consciously involved in the education process from identification of the problem situation, there may be significant changes in daily activities through awareness of being. However, we also realize that acquisition of knowledge and interest of the team are not enough, since to be efficiency of our service, we need an organization of cancer care network operating in the state of Rio Grande do Norte.
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O câncer infantil representa, no Brasil, a segunda causa de mortalidade entre crianças e adolescentes de um a dezenove anos. Seu impacto no ranking das doenças torna-se significativamente importante para a saúde pública, já que a primeira causa está relacionada aos acidentes e à violência. Muitas crianças ainda são encaminhadas aos centros de alta complexidade para tratamento oncológico com a doença em estágio avançado. A demora no encaminhamento para diagnóstico pode ser da família, ou da dificuldade do acesso ao Setor Saúde, ou ainda das características da doença e do desconhecimento da equipe de saúde quanto à temática de câncer infantil. Diante desta problemática, objetivamos analisar o desempenho das equipes de saúde na identificação da criança e adolescente, sintomáticos de câncer, na atenção primária, por meio da metodologia pesquisa-ação, que contempla o ensino-aprendizagem, seminários, descrevendo a atuação do grupo e discutindo as atividades desenvolvidas após os treinamentos. Este estudo envolveu trinta e sete profissionais de saúde que prestam atenção a crianças e adolescentes na USF Felipe Camarão II , na Casa de Apoio à Criança com Câncer e no Hospital de Pediatria/UFRN, durante o período de março a dezembro de 2010. Os dados foram analisados simultaneamente à avaliação das ações, seguindo o direcionamento da análise das ideias freireanas, tendo como referencial teórico a atenção primária à saúde. O diagnóstico situacional da realidade atual, quanto ao conhecimento da equipe de saúde direcionado para uma identificação precoce de sinais e sintomas levantada por meio da problematização, apresentou temas geradores como: a resistência para a mudança; a conscientização para a necessidade de apreensão de saberes; o conhecimento prévio por meio da mídia; a fragmentação da rede de assistência, interferindo no funcionamento do sistema de referência e contrarreferência; o estigma da morte, dentre outros. Esses temas geradores viabilizaram a escolha do conteúdo para a elaboração de quatro seminários, como implementação de ação coletiva para discussão problematizadora. O processo ensino-aprendizagem permitiu aos participantes do estudo a conscientização do problema e o agir por meio do conhecimento adquirido, interferindo na diminuição do intervalo de tempo entre a identificação de sinais e sintomas de câncer e o início do tratamento especializado. Como dificuldades, deparamo-nos com o diagnóstico de câncer associado a terminalidade e o dificultoso acesso a exames laboratoriais e de imagem, necessários para o diagnóstico de neoplasias. Assim, constatamos que, quando a equipe é envolvida conscientemente no processo de educação desde a identificação da situaçãoproblema, podem ocorrer mudanças significativas no fazer cotidiano por meio da conscientização do ser. Entretanto, percebemos também que aquisição de conhecimento e interesse da equipe não são suficientes, já que, para haver eficácia do atendimento, é necessária uma organização da rede de atenção oncológica atuante no estado no Rio Grande do Norte. #$&Abstract:Unlike adult cancer, where cells usually originate from epithelial tissue and is linked to environmental factors, malignant tumors in childhood are mostly of embryonic origin and have a phase of rapid proliferation. When not started chemotherapy at this stage, the tumor increases in size, reducing their growth rate, thus reducing the response to chemotherapy. Childhood cancer is in Brazil, the second cause of mortality among children and adolescents from one to nineteen. His impact on the ranking of diseases becomes significantly important to public health since the first issue is related to accidents and violence. Many children are still sent to the centers of high complexity for cancer treatment with advanced stage disease. The delay in referral to diagnosis can be family, or the difficulty of access to the health sector, or the characteristics of the disease and lack of health staff regarding theme of childhood cancer. Before this problem, we aimed to assess the performance of health teams in the identification of child and adolescent symptoms of cancer in primary care, through the action research methodology, which includes the teaching-learning, seminars, describing the actions of the group and discussing the activities after the training. This study involved thirty-seven health professionals who provide care for children and adolescents in the USF Felipe Shrimp II, the Support Center for Children with Cancer and the pediatric hospital UFRN during the period from March to December 2010. The data were analyzed simultaneously to evaluate actions, following the direction of the analysis of ideas Freires, having as theoretical reference the primary health care. The diagnosis of current reality, as knowledge of the health team targeted for early identification of signs and symptoms raised through questioning, presented as generative themes: resistance to change, awareness of the need for apprehension of knowledge; prior knowledge through the media, fragmentation of the healthcare network, interfering with the operation of the reference and counter, the stigma of death, among others. The selected themes enabled the choice of content for the preparation of four seminars, such as implementation of collective action for discussion problematical. The teaching-learning process has allowed the study participants awareness of the problem and work through the knowledge acquired by interfering in decreasing the time interval between the identification of signs and symptoms of cancer and early specialist treatment. 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