O lúdico na promoção da saúde no trânsito : uma contribuição da Enfermagem/

Abstract:This is a study on the contribution of nursing in health promotion in traffic, using the playful as an intervention strategy. For so much, the construction of a material educational printed paper was looked for based on the beginnings of the solidaristic traffic presented by DENATRAN, in 20...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Alvino, Antonia Líria Feitosa Nogueira., Germano, Raimunda Medeiros., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/167101
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Abstract:This is a study on the contribution of nursing in health promotion in traffic, using the playful as an intervention strategy. For so much, the construction of a material educational printed paper was looked for based on the beginnings of the solidaristic traffic presented by DENATRAN, in 2005. The research is justified by the theoretical approach that is can provide health care in transit, especially in the sense of protection to individuals in their displacement; Moreover, this work may contribute with nursing as a science, especially in developing concepts and theories that support the way transcultural care provision. On transcultural care, it was proposed by Leininger (1991) through the Theory of Diversity and Universality of Cultural Care reference that underlies this research and delivers the traditional direct nursing care alone, while accommodating other understandings of caring . The decision by the playful was relied on studies of Huizinga (2008) and in his defense that the acceptance of human playfulness makes the education proposals. In this sense, defending the construction of a printed educational material as a way of care production, we adopt the Survey of Active Jüngen Habermas to make up our methodological approach. Through this method worked the 'existing' and 'lived' in an attempt to bring the actors in the traffic, especially children. Finally, after the production of printed educational material, the primer, the name given to the final product specialists went through Federal and State government agencies that made its validation as an educational instrument. We believe that this research produced an action with extended care for the community, expanding the contribution of nursing pre-hospital care beyond the individual directly.#$&Resumo:Trata-se de um estudo sobre a contribuição da enfermagem na prmoção da saúde no trânsito, utilizando o lúdico como estratégia de intervenção. Para tanto, buscou-se a construção de um material educativo impresso baseado nos princípios do trânsito solidário apresentados pelo DENATRAN, em 2005. A pesquisa se justifica pelo aporte teórico que está poderá proporcionar à saúde no trânsito, sobretudo no sentido de proteção aos indivíduos em seus deslocamentos; Ademais, este trabalho poderá contribuir com a enfermagem como ciência, especialmente no desenvolvimento de conceitos e teorias que corroboram a forma transcultural de prestar cuidados. Sobre cuidado transcultural, este foi proposto por Leininger (1991) através da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural, referência que alicerça esta pesquisa e liberta a enfermagem da assistência direta tradicional exclusiva, enquanto acomoda outras compreensões do cuidar . A decisão pelo lúdico baseou-se nos estudos de Huizinga (2008) e em sua defesa de que a ludicidade facilita a aceitação humana às propostas educativas. Neste sentido, defendendo a construção de um material educativo impresso como uma forma de produção de cuidado, adotamos a Pesquisa Ativa de Jüngen Habermas para compor nosso percurso metodológico. Através desse método trabalhamos o existente e o vivido na tentativa de aproximar os atores que compõem o trânsito, em especial as crianças. Finalmente, após a produção do material educativo impresso, a cartilha, denominação dada ao produto final, passou por especialistas de órgãos públicos federais e estaduais que fizeram sua validação como instrumento educativo. Acreditamos que esta pesquisa produziu um cuidado com ação ampliada para a coletividade, desdobrando a contribuição da enfermagem pré-hospitalar para além da assistência direta individual.