Linguagem, cognição e mundo : o Livro do Desassossego e a construção discursiva da realidade /

Resumo:Analisamos neste estudo os processos de construção de sentido no Livro do Desassossego do semi-heterônimo Bernardo Soares Fernando Pessoa. Partimos dos embasamentos teóricos advindos de uma interface entre a Linguística Cognitiva e a Linguística Textual para observarmos como determinados me...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ferreira, Tânia Brisanti., Costa, Marcos Antonio., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16196/1/TaniaBF_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo:Analisamos neste estudo os processos de construção de sentido no Livro do Desassossego do semi-heterônimo Bernardo Soares Fernando Pessoa. Partimos dos embasamentos teóricos advindos de uma interface entre a Linguística Cognitiva e a Linguística Textual para observarmos como determinados mecanismos linguísticos conferem a construção de uma realidade que nos fala de um tempo, de um ser e de sua concepção de linguagem e escrita. Centramo-nos na descrição e análise dos processos de categorização e referenciação licenciados, por exemplo, por metáforas e metonímias. Para a construção da interface teórica pretendida, utilizamos categorias analíticas propostas e desenvolvidas no âmbito da Teoria Sociocognitiva da Linguagem, Teoria da Metáfora Conceptual e Teoria dos Espaços Mentais. Munidos com tal arcabouço teórico, evidenciamos a dinâmica da língua no que diz respeito aos seus aspectos sociais, culturais e históricos em acoplamento aos aspectos cognitivos que lhe subjazem. Buscamos, assim, fomentar as discussões em torno do funcionamento da linguagem considerando, prioritariamente, os processos criativos que nos permitem organizar e dar forma às nossas experiências, bem como propiciar uma aproximação entre Linguística, Literatura e Filosofia com vistas às relações entre a estrutura da língua, a atividade cognitiva e a organização sociocultural. A partir dos resultados obtidos, foi possível evidenciar que um texto literário atesta, com particular propriedade, as mútuas relações entre linguagem,cognição e cultura, conforme preceitua a abordagem cognitivista dos estudos da linguagem.#$&Abstract:This study analyzes the processes of meaning construction in the Livro do Desassossego, by semi-heteronym Bernardo Soares - Fernando Pessoa. We use theoretical grounds from an interface between Cognitive Linguistics and Textual Linguistics to observe how certain linguistic mechanisms build a reality that tells us of a time, a being and his conceptions of language and writing. We focus on description and explanation of procedures of categorization and referentiation accomplished, for example, through metaphor and metonymy. For the construction of the intended theoretical interface, we use analytical categories proposed and developed by the Socio-cognitive Approach of Language, Conceptual Metaphor Theory and Mental Space Theory. Armed with this theoretical background, we observed the dynamics of language in relation to its social, cultural and historical features, as well as the cognitive aspects that underlie it. We seek, therefore, encourage discussions about the functioning of language considering primarily the creative processes that allow us to organize and shape our experiences. We also try to provide an approximation of Linguistics, Literature and Philosophy, with a view to relations between language structure, cognitive activity and socio-cultural organization. From the results obtained, we found that a literary text attests, with a particular property, the mutual relations between language, cognition and culture, as indicates cognitive approach to language studies.