Habilidades de vida frente à sexualidade do adolescente : um estudo representacional/

Abstract:Observing the adolescence process and the concerns related to sexuality . this study come to a descriptive ,exploratory and representational research .The aim configures the way the adolescent is socially as their sexuality and experiences it . thus we aimed to understand the social repr...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Henrique, Senei da Rocha., Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/166658
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Resumo:Abstract:Observing the adolescence process and the concerns related to sexuality . this study come to a descriptive ,exploratory and representational research .The aim configures the way the adolescent is socially as their sexuality and experiences it . thus we aimed to understand the social representations of adolescents about their sexuality , from the life skills , we draw the following objectives : 1 Describing values , prejudices and taboos regarding sexuality in adolescence ; 2 identifying the knowledge about the use of contraceptive methods , Sexually Transmited Diseases ( STDs) and risk conditions , 3 identifying the skills of adolescents with regard to sexuality . it was used to collect data semistructured interview and focus group interviews . the study included 13 adolescents , seven females and six males , and these are attending Educação de Jovens e Adultos (EJA ) from two schools in the city of Jandaíra , located in Rio Grande do Norte , in the region of Mato Grande , 120 km of Natal , being a public school and the state one . we have observed the coexistence of several questions about sexuality , occurrence of pregnancy due to inappropriate use of contraceptive pills , minimal knowledge about contraceptive methods , little or no demand for health services , possibly due to cultural taboos , lack or absence of interfamily dialogue around issues of sexuality , self care deficit , among other factors , disturbingly , besides , teenagers of both genders showed little knowledge about STDs , while acknowledging the importance of condoms in preventing gonorrhea and AIDS . it was realized the need to be worked on the skills of life , where the cognitive can be enhanced through the availability of additional information from the vision that the adolescent has of his own body to then discuss issues related to sexuality . as for social skill , it is critical to parental involvement in schools , so that along with teachers and health professionals xan build resignifications on protective factors on protective factors for adolescent health , thereby strengthening the family dialogue , wich exerts a strong influence on decision making of adolescents , finaly , the ability to control emotions must be improved if the participation of adolescents , since multipliers are examples of information and participations in various actions by the health sector and education sector . to this end , we consider the primary intersectorial action between health and education , aiming at the promotion of adolescent health because we believe that the nurse has a strong influence on the timing of these activities .#$&Resumo:Observando o processo de adolescer e as inquietações relacionadas à vivência da sexualidade , este estudo trata de uma pesquisa descritiva , exploratória e representacional . o objeto configura a maneira como o adolescente representa socialmente sua sexualidade e como a vivencia . desse modo , objetivamos aprender as representações as representações sociais do adolescente sobre sua sexualidade a partir das habilidades de vida . traçarmos como objetivos específicos . 1 descrever valores e tabus e preconceitos em relação à sexualidade na adolescência ; 2- identificar o conhecimento sobre o uso de métodos contraceptivos , DSTs e as condições de risco ; 3 - identificar as habilidades dos adolescentes no que concerne à vivência da sexualidade . para tanto , utilizamos para a coleta de dados entrevista semiestruturada e entrevista grupo focal . participaram do estudo 13 adolescentes , sendo sete do gênero feminino e seis do gênero masculino , estando estes freqüentando a educação de jovens e adultos ( E . J . A ) de duas escolas do município de Jandaíra localizado no Rio Grande do Norte , situado na região do Mato Grande , a 120 km de Natal , sendo uma escola municipal e outra estadual . como resultados , observamos a coexistência de diversas dúvidas sobre sexualidade , ocorrência de gravidez devido ao uso inadequado de pílulas anticoncepcionais , conhecimento mínimo sobre os métodos contraceptivos , pouca ou nenhuma procura dos serviços de saúde , possivelmente devido a tabus culturais , escassez ou inexistência de diálogo intrafamiliar sobre questões referentes à sexualidade , déficit de autocuidado , dentre outros fatores . preocupantemente , além destes , os adolescentes de ambos os membros demonstraram pouco conhecimento sobre DSTs apesar de reconhecerem a importância da camisinha na prevenção de gonorréia e aids . percebemos a necessidade de serem trabalhadas as habilidades de vida , onde a cognitiva pode ser intensificada por intermédio da disponibilidade de mais informações a partir da visão que o adolescente tem de seu próprio corpo para , então, discutir questões referentes a sexualidade quanto à habilidade social , é fundamental a participação dos pais no contexto escolar , para que juntamente com professores e profissionais de saúde possam construir ressignificações sobre fatores de proteção para a saúde dos adolescentes , fortalecendo assim dialogo familiar , o qual exerce forte influência na tomada de posição dos adolescentes . por fim , a habilidade no controle de emoções deve ser reforçada quando da participação dos adolescentes , já que são exemplos multiplicadores de informações e participação em ações diversas junto ao setor saúde e ao setor educação . para tanto , consideramos primordial o desenvolvimento de ações intersetoriais entre saúde e educação , com vistas à promoção da saúde do adolescente por entendermos que o profissional enfermeiro exerce forte influência sobre a articulação dessas atividades .