Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de Enfermagem/

Abstract:One of the Ministry of Health s attempts at contributing to making collective health more appealing to health students is the Experience and In-Service Training within the Reality of the Unified Health Service Project (VER-SUS). Hence, the object of this investigation is to survey learners...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Valença, Cecília Nogueira., Germano, Raimunda Medeiros., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/166656
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-107386
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Enfermagem -
Dissertação.
Formação acadêmica -
Dissertação.
Estudantes de Enfermagem -
Vivências e estágios na realidade do SUS(VER-SUS) -
Dissertação.
Saúde coletiva -
Dissertação.
Nursing education.
Nursing students.
Experiences and internships in the reality of SUS (VER-SUS).
Public health.
spellingShingle Enfermagem -
Dissertação.
Formação acadêmica -
Dissertação.
Estudantes de Enfermagem -
Vivências e estágios na realidade do SUS(VER-SUS) -
Dissertação.
Saúde coletiva -
Dissertação.
Nursing education.
Nursing students.
Experiences and internships in the reality of SUS (VER-SUS).
Public health.
Valença, Cecília Nogueira.
Germano, Raimunda Medeiros.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de Enfermagem/
description Abstract:One of the Ministry of Health s attempts at contributing to making collective health more appealing to health students is the Experience and In-Service Training within the Reality of the Unified Health Service Project (VER-SUS). Hence, the object of this investigation is to survey learners views on the teaching of nursing based in the experiences they have lived through in the VER-SUS. Its purpose is to analyze the views and lived-through experiences of nursing students on how the VER-SUS contributed to their professional education. This is a study of the descriptiveexploratory type with a qualitative approach. Eighteen undergraduate students from the nursing program at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), former VER-SUS participants, took part in this study, from 2006 to 2009. Information was collected using focus group techniques guided by a set of questions and semistructured interview with open and closed questions. The information collected was analyzed using content analysis technique, of the thematic analysis type. The UFRN Research Ethics Committee approved of the survey pursuant to Report Opinion number 223/2010 and CAAE number 0105.0.051.000-10. Lived-through experiences and in-service training gathered from the VER-SUS have contributed meaningfully to health education, as they helped understand the role of the university and of a health and nursing education within the hegemonic model of education. According to the views and lived-through experiences of nursing students who took part in the SUS project it was extremely relevant to use active methodologies in the teaching-learning process and have the facilitators act as liaisons for the SUS. It follows from this study that the VER-SUS does contribute to a health-nursing education and brings the students close to the reality of the community.#$&Resumo:Uma das tentativas do ministério da saúde de contribuir para tornar a saúde coletiva mais atraente para o estudante da área de saúde/enfermagem se trata do projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS). Portanto, estudar a visão de discentes sobre o ensino de enfermagem a partir de suas vivências no VER-SUS constitui o objeto desta investigação. Seu objetivo é analisar as visões e vivências de estudantes de enfermagem sobre a contribuição do VER-SUS na sua formação profissional. Trata-se de um estudo do tipo descritivo/exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 18 estudantes da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), egressos do VER-SUS, no período de 2006/2009. Para a coleta de informações, foram utilizadas as técnicas de grupo focal orientado por um roteiro de questões, e entrevista semiestruturada, com questões abertas e fechadas. As informações coletadas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN pelo parecer nº. 223/2010 e CAAE nº. 0105.0.051.000-10. A vivência e o estágio do VER-SUS contribuíram de forma significativa para a formação em saúde, pois ajudaram a perceber o papel da universidade e da formação em saúde/enfermagem em meio ao modelo hegemônico de formação. Nas visões e vivências dos estudantes de enfermagem participantes do projeto sobre o SUS foi de suma importância a utilização de metodologias ativas para o processo ensino/aprendizagem e os facilitadores atuaram como condutores da aproximação com o SUS. O estudo concluiu que o VER-SUS contribuiu para a formação em saúde/enfermagem, aproximando os estudantes da realidade da comunidade.
format Dissertação
author Valença, Cecília Nogueira.
Germano, Raimunda Medeiros.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Valença, Cecília Nogueira.
Germano, Raimunda Medeiros.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Valença, Cecília Nogueira.
title Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de Enfermagem/
title_short Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de Enfermagem/
title_full Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de Enfermagem/
title_fullStr Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de Enfermagem/
title_full_unstemmed Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de Enfermagem/
title_sort corações e mentes desvendam o sistema único de saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/166656
work_keys_str_mv AT valencacecilianogueira coracoesementesdesvendamosistemaunicodesaudevisoesevivenciasdeestudantesdeenfermagem
AT germanoraimundamedeiros coracoesementesdesvendamosistemaunicodesaudevisoesevivenciasdeestudantesdeenfermagem
AT universidadefederaldoriograndedonorte coracoesementesdesvendamosistemaunicodesaudevisoesevivenciasdeestudantesdeenfermagem
_version_ 1766829246894833664
spelling oai:localhost:123456789-1073862022-11-30T17:57:01Z Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de Enfermagem/ Valença, Cecília Nogueira. Germano, Raimunda Medeiros. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Enfermagem - Dissertação. Formação acadêmica - Dissertação. Estudantes de Enfermagem - Vivências e estágios na realidade do SUS(VER-SUS) - Dissertação. Saúde coletiva - Dissertação. Nursing education. Nursing students. Experiences and internships in the reality of SUS (VER-SUS). Public health. Abstract:One of the Ministry of Health s attempts at contributing to making collective health more appealing to health students is the Experience and In-Service Training within the Reality of the Unified Health Service Project (VER-SUS). Hence, the object of this investigation is to survey learners views on the teaching of nursing based in the experiences they have lived through in the VER-SUS. Its purpose is to analyze the views and lived-through experiences of nursing students on how the VER-SUS contributed to their professional education. This is a study of the descriptiveexploratory type with a qualitative approach. Eighteen undergraduate students from the nursing program at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), former VER-SUS participants, took part in this study, from 2006 to 2009. Information was collected using focus group techniques guided by a set of questions and semistructured interview with open and closed questions. The information collected was analyzed using content analysis technique, of the thematic analysis type. The UFRN Research Ethics Committee approved of the survey pursuant to Report Opinion number 223/2010 and CAAE number 0105.0.051.000-10. Lived-through experiences and in-service training gathered from the VER-SUS have contributed meaningfully to health education, as they helped understand the role of the university and of a health and nursing education within the hegemonic model of education. According to the views and lived-through experiences of nursing students who took part in the SUS project it was extremely relevant to use active methodologies in the teaching-learning process and have the facilitators act as liaisons for the SUS. It follows from this study that the VER-SUS does contribute to a health-nursing education and brings the students close to the reality of the community.#$&Resumo:Uma das tentativas do ministério da saúde de contribuir para tornar a saúde coletiva mais atraente para o estudante da área de saúde/enfermagem se trata do projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS). Portanto, estudar a visão de discentes sobre o ensino de enfermagem a partir de suas vivências no VER-SUS constitui o objeto desta investigação. Seu objetivo é analisar as visões e vivências de estudantes de enfermagem sobre a contribuição do VER-SUS na sua formação profissional. Trata-se de um estudo do tipo descritivo/exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 18 estudantes da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), egressos do VER-SUS, no período de 2006/2009. Para a coleta de informações, foram utilizadas as técnicas de grupo focal orientado por um roteiro de questões, e entrevista semiestruturada, com questões abertas e fechadas. As informações coletadas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN pelo parecer nº. 223/2010 e CAAE nº. 0105.0.051.000-10. A vivência e o estágio do VER-SUS contribuíram de forma significativa para a formação em saúde, pois ajudaram a perceber o papel da universidade e da formação em saúde/enfermagem em meio ao modelo hegemônico de formação. Nas visões e vivências dos estudantes de enfermagem participantes do projeto sobre o SUS foi de suma importância a utilização de metodologias ativas para o processo ensino/aprendizagem e os facilitadores atuaram como condutores da aproximação com o SUS. O estudo concluiu que o VER-SUS contribuiu para a formação em saúde/enfermagem, aproximando os estudantes da realidade da comunidade. 1 2022-10-06T01:44:33Z 2022-10-06T01:44:33Z 2011. Dissertação 616-083 V152c DISSERT 166656 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/166656 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/166656