A oficina de iluminação e a construção do espetáculo : anotações para uma proposta pedagógica/

Abstract:The present work has as its object of study a basic stage lighting workshop targeted to scenic agents to enabling them into some aspects related to lighting. We seeked, therefore, the development of pedagogical strategies for the construction of specific knowledge of stage lighting, aiming...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Ronaldo Fernando., Araújo, José Sávio Oliveira de., Alves, Jefferson Fernandes., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/165785
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Abstract:The present work has as its object of study a basic stage lighting workshop targeted to scenic agents to enabling them into some aspects related to lighting. We seeked, therefore, the development of pedagogical strategies for the construction of specific knowledge of stage lighting, aiming to change a practice, both for their aesthetic development, as for their teaching. The research, characterized as a methodological action research attempts to arouse criticism in the subjects in relation to the creation of light in a more shared and has the "dialogue" and "problematizing approach" as mobilizers methodological foundations for the construction of knowledge. Thus, the theoretical framework of this thesis lie in the work of Paulo Freire with regard to thinking mainly of dialogue, the pedagogical systematization of the Group for the Study of Educational Practices in Motion (GEPEM/ UFRN) and in the productions of the Laboratory for Scenary and Scene Technology (CENOTEC/ UFRN), regarding the construction of an educational practice developed collectively, taking into account the reality of the subjects in connecting the expertise of the area taught and other areas of knowledge, and especially a practice thar can be dynamic and transforming.#$&Resumo:O presente trabalho possui como objetivo investigar uma oficina básica de iluminação cênica direcionada aos integrantes do Grupo Estandarte de Teatro de Natal/RN, a fim de instrumentalizá-los para alguns aspectos relacionados à iluminação. Buscamos o desenvolvimento de estratégicas pedagógicas para a construção dos conhecimentos específicos sobre iluminação cênica, objetivando a mudança de uma práxis, tanto para seu desenvolvimento estético, como para seu ensino. A investigação, caracterizada metodologicamente como uma pesquisa-ação, tenta despertar a criticidade nos sujeitos em relação à criação da luz de maneira mais compartilhada e conta com a dialogicidade e a abordagem problematizadora como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção dos conhecimentos. Dessa forma, os referenciais teóricos desta dissertação situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente ao pensamento dialógico, nas sistematizações pedagógicas do Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN) e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/UFRN), no que diz respeito à construção de uma prática educativa desenvolvida coletivamente, levando em conta a realidade dos sujeitos, estabelecendo relações entre os conhecimentos específicos da área ensinada e outras áreas do conhecimento, e, principalmente, que possa ser dinâmica e transformadora.