Dança e processos de criação : uma experiência para pensar o corpo na Gaya Dança Contemporânea/

Abstract:The present work investigates the creative process with respect to the choreography titled A Partida , performed between 2006 - 2007 by Gaya Dança Contemporânea, an extension project that is part of the Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. The goal of this...

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Principais autores: Araújo, Leila Bezerra de., Porpino, Karenine de Oliveira., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Dissertação.
Coreografia -
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Gaya Dança Contemporânea -
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Corpo como suporte da arte -
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Araújo, Leila Bezerra de.
Porpino, Karenine de Oliveira.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Dança e processos de criação : uma experiência para pensar o corpo na Gaya Dança Contemporânea/
description Abstract:The present work investigates the creative process with respect to the choreography titled A Partida , performed between 2006 - 2007 by Gaya Dança Contemporânea, an extension project that is part of the Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. The goal of this work is to illustrate this creative process considering the major scenic elements according to the authors, as well as to discuss these elements as points of reference to the reflections about the body within the dance realm. The methodological course has as its most important reference the experiences of the participants of the project. As a method to access these experiences, individuals who were involved in the project were interviewed. There were five female dancers, an actor and a director. The use of images was also very important since it allowed an intimacy between the process and the chorographical product. This close relationship gave an esthetical value to the speech of the characters. As for the analysis of the interviews, the thematic analysis of content proposed by Bardin (1977) was used. The analysis of the data takes into account what the creative process for A Partida meant to the artists involved. It allowed them to comprehend the artistic creation from a social and cultural perspective, simultaneously the individual and the collective. It created expressive ways of the dance through individual experiences in order to achieve a collective significance, and intensified the reasons that motivated them, through the scenic elements involving production and articulation. It shaped the expression of varied artistic languages as well as a construction involving an individual and collective dramaturgy based on the body. It meant also to live an extraordinary collective experience, and it brought about reflections on techniques and the body esthetics that resemble the contemporary dance. We believe some observations about the group s artistic and esthetic selections and their sense of collective meaning focused on this research can broaden the discussion about the body into the context of Arts, and the role of the performer in the dance creative process.#$&Resumo:O trabalho investiga o processo de criação da coreografia A Partida , realizado no período de 2006 a 2007, na Gaya Dança Contemporânea, projeto de extensão do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo é descrever esse processo de criação, considerando os elementos cênicos significativos para seus criadores, bem como discutir tais significados como pontos de referência para reflexões sobre o corpo no campo da dança. O percurso metodológico tem na experiência dos participantes do processo sua principal referência. Como meio de aproximação dessas experiências, foram realizadas entrevistas individuais com os sete artistas envolvidos: cinco bailarinas, um ator e uma diretora. O uso de imagens também foi significativo por permitir uma aproximação entre processo e produto coreográfico, dando um teor estético às falas dos sujeitos. Para análise das entrevistas foi utilizada a análise temática de conteúdo proposta por Bardin (1977). A análise dos dados considera que o processo de criação de A Partida significou para os artistas envolvidos compreender a criação artística a partir de um corpo cultural e social, simultaneamente individual e coletivo. Representou criar formas expressivas na dança mediante experiências particulares para o alcance do coletivo e intensificar as razões que os impulsionaram a criar artisticamente, através da produção e articulação de elementos cênicos, da expressão de variadas linguagens artísticas e da construção de uma dramaturgia individual e coletiva fundada no corpo. Significou também viver uma experiência inédita de construção coletiva e refletir sobre a técnica e a estética do corpo que evoca a dança contemporânea. Acreditamos que alguns apontamentos sobre as escolhas artísticas e estéticas do grupo e o seu fazer coletivo, no momento enfocado por esta pesquisa, podem ampliar a discussão sobre o corpo no contexto da arte e o papel do bailarino em um processo de criação em dança.
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