Uma abordagem dialógica para utilização de atividades experimentais em sala da aula/

Resumo: A crença na utilização de atividades experimentais no Ensino de Física como estratégia para produzir um ensino-aprendizagem mais eficiente é grande por parte dos professores da comunidade escolar. Entretanto existem muitas dificuldades na implantação dessas atividades e, quando são implantad...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva Júnior, José Ferreira da., Oliveros, Marcílio Colombo., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18333
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: A crença na utilização de atividades experimentais no Ensino de Física como estratégia para produzir um ensino-aprendizagem mais eficiente é grande por parte dos professores da comunidade escolar. Entretanto existem muitas dificuldades na implantação dessas atividades e, quando são implantadas não constituem uma melhora da eficiência das aulas devido ao método utilizado. Neste trabalho, desenvolvemos uma proposta para a utilização dessas atividades em aulas de Física do Ensino Médio, a partir de uma abordagem crítico-reflexiva, em que é fundamental o diálogo constante entre os participantes do processo ensino-aprendizagem. O trabalho se desenvolveu de duas maneiras. A primeira onde o autor elaborou um material didático e o aplicou em sala de aula e uma segunda, onde repassou a ideia para outros professores e futuros professores dos cursos de Física da UFRN e IFRN (antigo CEFET-RN) através de uma oficina denominada A Função das atividades experimentais no ensino de Física . Essa oficina teve duração de 60 horas e foi realizada em 4 etapas: i) sensibilização e formação, ii) elaboração de material, iii) aplicação do material e iv) avaliação pelos professores e pelos alunos das turmas onde o material foi aplicado. O objetivo dessa oficina foi apresentar a abordagem, avaliar como professores receberiam a ideia e como aplicariam em situação real. Os resultados da aplicação em sala de aula no permitiram chegar a algumas conclusões. Houve uma boa aceitação dessa abordagem tanto por parte dos alunos como dos participantes da oficina, os mesmos sinalizaram mudanças na prática desses profissionais e a introdução de atividades experimentais tem sido um subsídio importante para auxiliá-los nas aulas de Física do Ensino Médio. #$&Abstract: The belief of using experimental activities in the teaching of Physics as a strategy to produce a more efficient teaching-learning process is great among teachers and the school community. However, there are many difficulties for their implementation and when it happens they do not contribute for an improvement in class efficiency due to the method used. In this work, we developed a proposal for using these activities in Physics classes in high school, from a critical-reflexive approach in which the constant dialogue between the participants in the teaching-learning process is fundamental. The work was developed in two ways. The first, where the author/writer created an educational material and applied it in classroom and a second one, where he presented the idea to other teachers and undergraduated students from the Physics course at UFRN and IFRN (former CEFET-RN) through an extended workshop entitled The role of experimental activities in the Physics teaching . This workshop had the duration of 60 hours and was implemented in 4 steps: i) sensitization and formation, ii) material development, iii) material implementation and iv) evaluation by teachers and students from the classes where the material was applied. The goal of this workshop was to present the approach, evaluate how the participants received the idea and how they would apply it in real situations. The results of the application in classroom allowed us to reach some conclusions. This approach was well received by the students as well as by the workshop participants. Despite some difficulties in relation to the handling of the implementation results by the workshop participants, they indicated changes in these professionals teaching practice and the introduction of experimental activities has been an important subsidy to assist them in Physics class in high school.