Alfabetizar letrando : investigação-ação fundada nas necessidades de formação docente /

As pesquisas realizadas na área de educação têm atentado para a importância da realização deações voltadas para a análise de necessidades formativas como forma de ajuste às mudanças sócioculturaisque exigem cada vez mais uma atividade criadora na preparação dos professores naperspectiva da sua forma...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Vieira, Giane Bezerra, Campelo, Maria Estela Costa Holanda., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14332/1/GianeBV_TESE.pdf
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institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação -
Tese.
Ensino fundamental -
Tese.
Formação de professor -
Tese.
Prática pedagógica -
Tese.
Processo de alfabetização e letramento -
Tese.
Basic education.
Teacher training.
Pedagogical practice.
Process of literacy and literacy.
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Basic education.
Teacher training.
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Vieira, Giane Bezerra
Campelo, Maria Estela Costa Holanda.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Alfabetizar letrando : investigação-ação fundada nas necessidades de formação docente /
description As pesquisas realizadas na área de educação têm atentado para a importância da realização deações voltadas para a análise de necessidades formativas como forma de ajuste às mudanças sócioculturaisque exigem cada vez mais uma atividade criadora na preparação dos professores naperspectiva da sua formação. A preocupação com o fracasso escolar ligado à alfabetização decrianças que frequentam a escola pública nos levou à construção desta tese que tem como objetivos:investigar necessidades de formação de professores do Ensino Fundamental da escola públicaacerca de conhecimentos subjacentes ao desenvolvimento de uma prática pedagógica de alfabetização na perspectiva do letramento e (re)construir, com os professores participantes dapesquisa, conhecimentos relativos ao processo de alfabetizar letrando , a partir de suasnecessidades de formação. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade de Ceará-Mirim-RN, que oferece Ensino Fundamental I e II, contando com a participação de 7 professores euma supervisora dessa instituição, sujeitos de nossa pesquisa. Partimos do princípio de que asnecessidades de formação são fenômenos subjetivos, socialmente construídos que permitem atomada de consciência dos objetivos para a formação. A abordagem investigativa é de naturezaqualitativa, cuja premissa fundamental é a compreensão dos significados, valores, intenções que osseres humanos colocam em suas ações, em relação com os outros e com os contextos em queinteragem. Nesse contexto, optamos pela investigação-ação por considerarmos esse tipo de pesquisacomo um espaço, tanto de investigação, quanto de formação profissional, em que professores epesquisadora assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, construir necessidadesde formação e refletir as suas práticas. Como procedimentos de construção e análise dos dados,desenvolvemos observações participantes nas atividades de sala de aula; entrevistas semiestruturadas(individuais e coletivas) com professores e supervisora; análise de documentosescolares e sessões de estudos reflexivos que possibilitaram a triangulação dos dados e a análise deconteúdo. O percurso de pesquisa revelou que a análise de necessidades formativas dos professoresé um recurso capaz de contribuir para o planejamento de projetos de formação contínua maisapropriados à construção da sua identidade crítica e reflexiva. Neste sentido, permitiu que fossemconstruídas/reveladas necessidades de formação e a construção de conhecimentos dos professoresem relação à alfabetização na perspectiva do letramento. As necessidades conceitualizadas a partirdas dificuldades dos professores, das carências percebidas e dos desejos de mudança manifestadospor eles, quando são construídas na análise e reflexão de práticas concretas, tendem a traduzir-seem teorização de problemas, sem uma dimensão de aplicação de saberes. Desse modo, as vivênciasdo processo formativo estão possibilitando a reflexão das práticas de ensino da leitura e da escrita ea assunção de posturas mais voltadas para propiciar aos alunos condições de entendimento,compreensão e uso social dos escritos e da função do sistema de escrita. Os conteúdos temáticos daformação permitiram o acesso ao conhecimento de novas formas de conceber e trabalhar com aleitura e a escrita e suas funções sociais e saltos qualitativos dos professores com relação à práticade alfabetizar letrando. Essa construção teórica nos possibilitou: conhecer e refletir necessidades deformação no âmbito da formação continuada de professores; ressignificar nossa própria formação erevisitar a nossa prática como formadora de professores que atuam na escola pública. Concluímoscom a confirmação de que a reflexão dos professores sobre as suas próprias necessidades deformação contribuiu para transformações de suas concepções e práticas de alfabetização eletramento, mesmo diante de dificuldades encontradas, tanto na formação, quanto na organização do trabalho pedagógico.#$&The accomplished researches in the education field focus on the importance of the accomplishment of actions involved in the analysis of the needs to graduate teachers as a way to adequate to socialcultural changing that require more and more a creative activity to prepare teachers in their graduation perspective. The worry with a fail at school linked to public school students lead us to make this thesis which goals are: investigate the needs of the graduation of teachers at public Elementary Schools concerning to the subjacent knowledge to the development of a pedagogic practice of alphabetizing with literacy and (re)create, with some teachers as active participants in the researches, knowledge regarding the process of alphabetization with literacy , based on the graduation of teachers. The study was accomplished in a municipal Elementary School in the Ceará-Mirim city, located in the state of Rio Grande do Norte, which offers both I and II levels of the Elementary School, 7 teachers and the principal of the school were subjects of our researches. The starting point was the needs of the graduation as subject phenomena, socially created and that allow people to be aware of the goals of a graduation. The investigative broach is qualitative, whose fundamental purpose is the understanding of the meanings, symbols, values and intentions of the mankind actions, as regards to other humanbeing and the contexts in which they interact. Within this context, we chose the investigation-action for we consider this kind of research a place for investigation and professional graduation, in which teachers and the researcher herself assume responsibility of problematizing, build the needs of graduation and think about their practices. As proceedings to create and analyze data, we developed participant observations during the activities in classroom; semi-structured interviews (individual and in groups) with teachers and the principal; analysis of documents and meetings at school for reflexive studies that enabled us to gather data in a pyramidal panoramic view and analyze the contents. The research revealed that the analysis of necessities to graduate teachers is a resource able to contribute to the planning of projects of keeping on graduating more properly, and thus create a critical and reflexive identity for teachers. This way, it was possible the graduation necessities could be revealed and also the knowledge of teachers as regards to alphabetization inserted in a perspective of literacy. Nowadays, conceptualized needs upon difficulties of teachers, there is a tendency to translate them into theorization of problems, without application to these knowledge of teachers, as well as their wishes for changing, especially when those needs are built to analyze and consider concrete practices. Therefore, the graduation experiences have enabled the abandon of a mechanical broach for teaching reading and writing. It has also lead teachers to assume a posture of providing their students the understanding about the reading and writing processes and their functions as social Instruments. The graduation theme contents allowed the knowledge to conceive reading and writing in new perspectives, according to their social functions, so that they can improve the education with literacy quality. This theoretical construction has enabled us to understand and consider the necessities of the graduation as progressive process, and has given us the possibility of re-think our own learning processes at the university and review the pedagogical practices of public school teachers. Our conclusion is that once teachers consider their own graduation needs, it contributes to change their concepts and practices in education and literacy, even though there used to be many difficulties in their graduation and organization of the pedagogical work.
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Campelo, Maria Estela Costa Holanda.
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A preocupação com o fracasso escolar ligado à alfabetização decrianças que frequentam a escola pública nos levou à construção desta tese que tem como objetivos:investigar necessidades de formação de professores do Ensino Fundamental da escola públicaacerca de conhecimentos subjacentes ao desenvolvimento de uma prática pedagógica de alfabetização na perspectiva do letramento e (re)construir, com os professores participantes dapesquisa, conhecimentos relativos ao processo de alfabetizar letrando , a partir de suasnecessidades de formação. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade de Ceará-Mirim-RN, que oferece Ensino Fundamental I e II, contando com a participação de 7 professores euma supervisora dessa instituição, sujeitos de nossa pesquisa. Partimos do princípio de que asnecessidades de formação são fenômenos subjetivos, socialmente construídos que permitem atomada de consciência dos objetivos para a formação. A abordagem investigativa é de naturezaqualitativa, cuja premissa fundamental é a compreensão dos significados, valores, intenções que osseres humanos colocam em suas ações, em relação com os outros e com os contextos em queinteragem. Nesse contexto, optamos pela investigação-ação por considerarmos esse tipo de pesquisacomo um espaço, tanto de investigação, quanto de formação profissional, em que professores epesquisadora assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, construir necessidadesde formação e refletir as suas práticas. Como procedimentos de construção e análise dos dados,desenvolvemos observações participantes nas atividades de sala de aula; entrevistas semiestruturadas(individuais e coletivas) com professores e supervisora; análise de documentosescolares e sessões de estudos reflexivos que possibilitaram a triangulação dos dados e a análise deconteúdo. O percurso de pesquisa revelou que a análise de necessidades formativas dos professoresé um recurso capaz de contribuir para o planejamento de projetos de formação contínua maisapropriados à construção da sua identidade crítica e reflexiva. Neste sentido, permitiu que fossemconstruídas/reveladas necessidades de formação e a construção de conhecimentos dos professoresem relação à alfabetização na perspectiva do letramento. As necessidades conceitualizadas a partirdas dificuldades dos professores, das carências percebidas e dos desejos de mudança manifestadospor eles, quando são construídas na análise e reflexão de práticas concretas, tendem a traduzir-seem teorização de problemas, sem uma dimensão de aplicação de saberes. Desse modo, as vivênciasdo processo formativo estão possibilitando a reflexão das práticas de ensino da leitura e da escrita ea assunção de posturas mais voltadas para propiciar aos alunos condições de entendimento,compreensão e uso social dos escritos e da função do sistema de escrita. Os conteúdos temáticos daformação permitiram o acesso ao conhecimento de novas formas de conceber e trabalhar com aleitura e a escrita e suas funções sociais e saltos qualitativos dos professores com relação à práticade alfabetizar letrando. Essa construção teórica nos possibilitou: conhecer e refletir necessidades deformação no âmbito da formação continuada de professores; ressignificar nossa própria formação erevisitar a nossa prática como formadora de professores que atuam na escola pública. 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The worry with a fail at school linked to public school students lead us to make this thesis which goals are: investigate the needs of the graduation of teachers at public Elementary Schools concerning to the subjacent knowledge to the development of a pedagogic practice of alphabetizing with literacy and (re)create, with some teachers as active participants in the researches, knowledge regarding the process of alphabetization with literacy , based on the graduation of teachers. The study was accomplished in a municipal Elementary School in the Ceará-Mirim city, located in the state of Rio Grande do Norte, which offers both I and II levels of the Elementary School, 7 teachers and the principal of the school were subjects of our researches. The starting point was the needs of the graduation as subject phenomena, socially created and that allow people to be aware of the goals of a graduation. The investigative broach is qualitative, whose fundamental purpose is the understanding of the meanings, symbols, values and intentions of the mankind actions, as regards to other humanbeing and the contexts in which they interact. Within this context, we chose the investigation-action for we consider this kind of research a place for investigation and professional graduation, in which teachers and the researcher herself assume responsibility of problematizing, build the needs of graduation and think about their practices. As proceedings to create and analyze data, we developed participant observations during the activities in classroom; semi-structured interviews (individual and in groups) with teachers and the principal; analysis of documents and meetings at school for reflexive studies that enabled us to gather data in a pyramidal panoramic view and analyze the contents. The research revealed that the analysis of necessities to graduate teachers is a resource able to contribute to the planning of projects of keeping on graduating more properly, and thus create a critical and reflexive identity for teachers. This way, it was possible the graduation necessities could be revealed and also the knowledge of teachers as regards to alphabetization inserted in a perspective of literacy. Nowadays, conceptualized needs upon difficulties of teachers, there is a tendency to translate them into theorization of problems, without application to these knowledge of teachers, as well as their wishes for changing, especially when those needs are built to analyze and consider concrete practices. Therefore, the graduation experiences have enabled the abandon of a mechanical broach for teaching reading and writing. It has also lead teachers to assume a posture of providing their students the understanding about the reading and writing processes and their functions as social Instruments. The graduation theme contents allowed the knowledge to conceive reading and writing in new perspectives, according to their social functions, so that they can improve the education with literacy quality. This theoretical construction has enabled us to understand and consider the necessities of the graduation as progressive process, and has given us the possibility of re-think our own learning processes at the university and review the pedagogical practices of public school teachers. Our conclusion is that once teachers consider their own graduation needs, it contributes to change their concepts and practices in education and literacy, even though there used to be many difficulties in their graduation and organization of the pedagogical work. 1 2022-10-06T01:27:52Z 2022-10-06T01:27:52Z 2010. 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