Registro da atuação do movimento dos atingidos por barragens nos reassentamentos de Acauã : a alfabetização de jovens e adultos /

O trabalho circunscreve-se na problemática da subescolarização da população excluída da educação no tempo regular, contribuindo para a produção do conhecimento sobre práticas educativas desenvolvidas na EJA. Focaliza a proposta pedagógica e a experiência com a alfabetização de jovens e adultos no co...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Medeiros, Edileuza Custódio Rodrigues de., Almeida, Maria Doninha de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14315/1/EdileuzaCRM_TESE.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-106085
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação de jovens e adultos -
Tese.
Alfabetização -
Tese.
Projeto pedagógico -
Tese.
Education of youth and adults.
Literacy.
Pedagogical project.
spellingShingle Educação de jovens e adultos -
Tese.
Alfabetização -
Tese.
Projeto pedagógico -
Tese.
Education of youth and adults.
Literacy.
Pedagogical project.
Medeiros, Edileuza Custódio Rodrigues de.
Almeida, Maria Doninha de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Registro da atuação do movimento dos atingidos por barragens nos reassentamentos de Acauã : a alfabetização de jovens e adultos /
description O trabalho circunscreve-se na problemática da subescolarização da população excluída da educação no tempo regular, contribuindo para a produção do conhecimento sobre práticas educativas desenvolvidas na EJA. Focaliza a proposta pedagógica e a experiência com a alfabetização de jovens e adultos no contexto da mobilização de populações afetadas pela construção de barragens. Retrata a mobilização internacional, nacional e estadual contra a construção de grandes barragens e o surgimento do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), destacando seu projeto geral de educação e registrando a sua atuação na educação, particularmente na alfabetização de jovens e adultos. Teórico-metodologicamente, são consideradas duas categorias interligadas: a totalidade histórica, essencialmente teórica, e a prática na educação de jovens e adultos. Com base na totalidade, esboça uma explicação contextualizada da situação dos atingidos e, respeitando a segunda categoria, que faz parte da primeira, situa a alfabetização como um dos aspectos básicos do processo de formação do homem omnilateral. O estudo aborda o contexto amplo das barragens no mundo, situando os efeitos socioambientais decorrentes da construção de barragens no Brasil, na Região Nordeste e na Paraíba e sublinhando consequências da construção da Barragem de Acauã nos municípios paraibanos de Aroeiras, Itatuba e Natuba. Apresenta o contexto particular da população afetada por Acauã, resumindo uma visão panorâmica dos municípios paraibanos envolvidos e apreendendo as condições de realocação da população. Aprecia o projeto educativo e a proposta de alfabetização do MAB-Nacional, operacionalizada pelo MAB-Paraíba nos reassentamentos localizados no entorno de Acauã. Assevera que, para além das políticas públicas que incluem o financiamento, a viabilidade da resolução do problema do analfabetismo pode ser completada pela via de ações pedagógicas atreladas às especificidades e necessidades imediatas da população a que se destinam, respeitando ações conectadas por meio de um projeto de educação, amplo e contextualizado. Avalia o projeto de alfabetização de jovens e adultos desenvolvido no espaço delimitado pelo MAB-Paraíba, como exemplo de uma ação pedagógica minimamente contextualizada. Por fim, recomenda aos pesquisadores e educadores em geral, comprometidos com essa perspectiva de trabalho, que atentem à forma de articular as discussões e a participação, para que as expectativas e necessidades dessas comunidades sejam contempladas, em projetos pedagógicos e espaços fundados no debate, no diálogo e na reflexão coletiva.#$&This work contains the problematic of sub-education among the population that was excluded from school attendance in the regular time, contributing to knowledge production about educational practices developed in EJA (the Young and Adult Education). It focuses on the Pedagogical proposal and on the experience in young and adult literacy in the context of the mobilization of people affected by dam building. It depicts the international, national and regional mobilization against huge dams building and the emergence of the Movement of Dam Affected People (MAB), highlighting their general project and registering their teaching performance, particularly in young and adult literacy. In methodological and theoretical approaches, two interconnected categories are considered: the historical entirety, essentially theoretical, and the young and adult education practice. Based on the entirety, it outlines a contextualized explanation about the stakeholder s situation and, respecting the second category, which is part of the first one, places literacy as one of the basic aspects of an omnilateral man upbringing. The study broaches a wide context of dams in the world, placing the socio-environmental effects resulting from dams building in Brazil, in Northeast region and in Paraíba, and emphasizing the consequences of Acauã Dam building in the Paraíba cities of Aroeiras, Itatuba and Natuba. It presents the particular context of the population affected by Acauã, summarizing a panoramic view about the involved Paraíba cities and learning the conditions of residents relocation. It appraises the educational project and the National-MAB literacy proposal, operationalized by Paraíba-MAB in resettlements sited on Acauã s surroundings. It ensures that, besides public policies including financing, the feasibility of literacy problem solution can be completed with Pedagogical actions attached to the target people peculiarities and immediate necessities, respecting actions connected through one comprehensive and contextualized educational project. It evaluates the young and adult literacy project developed in the restricted Paraíba-MAB area, as an example of a Pedagogical action minimally contextualized. Eventually, it recommends researchers and teachers in general, that are committed to this work perspective, to pay attention to the way they articulate discussions and participation, so as to contemplate these communities expectations and necessities in Pedagogical projects and spaces based on discussion, dialogue and collective reflection.
format Tese
author Medeiros, Edileuza Custódio Rodrigues de.
Almeida, Maria Doninha de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Medeiros, Edileuza Custódio Rodrigues de.
Almeida, Maria Doninha de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Medeiros, Edileuza Custódio Rodrigues de.
title Registro da atuação do movimento dos atingidos por barragens nos reassentamentos de Acauã : a alfabetização de jovens e adultos /
title_short Registro da atuação do movimento dos atingidos por barragens nos reassentamentos de Acauã : a alfabetização de jovens e adultos /
title_full Registro da atuação do movimento dos atingidos por barragens nos reassentamentos de Acauã : a alfabetização de jovens e adultos /
title_fullStr Registro da atuação do movimento dos atingidos por barragens nos reassentamentos de Acauã : a alfabetização de jovens e adultos /
title_full_unstemmed Registro da atuação do movimento dos atingidos por barragens nos reassentamentos de Acauã : a alfabetização de jovens e adultos /
title_sort registro da atuação do movimento dos atingidos por barragens nos reassentamentos de acauã : a alfabetização de jovens e adultos /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14315/1/EdileuzaCRM_TESE.pdf
work_keys_str_mv AT medeirosedileuzacustodiorodriguesde registrodaatuacaodomovimentodosatingidosporbarragensnosreassentamentosdeacauaaalfabetizacaodejovenseadultos
AT almeidamariadoninhade registrodaatuacaodomovimentodosatingidosporbarragensnosreassentamentosdeacauaaalfabetizacaodejovenseadultos
AT universidadefederaldoriograndedonorte registrodaatuacaodomovimentodosatingidosporbarragensnosreassentamentosdeacauaaalfabetizacaodejovenseadultos
_version_ 1766804793502728192
spelling oai:localhost:123456789-1060852022-11-30T17:34:12Z Registro da atuação do movimento dos atingidos por barragens nos reassentamentos de Acauã : a alfabetização de jovens e adultos / Medeiros, Edileuza Custódio Rodrigues de. Almeida, Maria Doninha de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação de jovens e adultos - Tese. Alfabetização - Tese. Projeto pedagógico - Tese. Education of youth and adults. Literacy. Pedagogical project. O trabalho circunscreve-se na problemática da subescolarização da população excluída da educação no tempo regular, contribuindo para a produção do conhecimento sobre práticas educativas desenvolvidas na EJA. Focaliza a proposta pedagógica e a experiência com a alfabetização de jovens e adultos no contexto da mobilização de populações afetadas pela construção de barragens. Retrata a mobilização internacional, nacional e estadual contra a construção de grandes barragens e o surgimento do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), destacando seu projeto geral de educação e registrando a sua atuação na educação, particularmente na alfabetização de jovens e adultos. Teórico-metodologicamente, são consideradas duas categorias interligadas: a totalidade histórica, essencialmente teórica, e a prática na educação de jovens e adultos. Com base na totalidade, esboça uma explicação contextualizada da situação dos atingidos e, respeitando a segunda categoria, que faz parte da primeira, situa a alfabetização como um dos aspectos básicos do processo de formação do homem omnilateral. O estudo aborda o contexto amplo das barragens no mundo, situando os efeitos socioambientais decorrentes da construção de barragens no Brasil, na Região Nordeste e na Paraíba e sublinhando consequências da construção da Barragem de Acauã nos municípios paraibanos de Aroeiras, Itatuba e Natuba. Apresenta o contexto particular da população afetada por Acauã, resumindo uma visão panorâmica dos municípios paraibanos envolvidos e apreendendo as condições de realocação da população. Aprecia o projeto educativo e a proposta de alfabetização do MAB-Nacional, operacionalizada pelo MAB-Paraíba nos reassentamentos localizados no entorno de Acauã. Assevera que, para além das políticas públicas que incluem o financiamento, a viabilidade da resolução do problema do analfabetismo pode ser completada pela via de ações pedagógicas atreladas às especificidades e necessidades imediatas da população a que se destinam, respeitando ações conectadas por meio de um projeto de educação, amplo e contextualizado. Avalia o projeto de alfabetização de jovens e adultos desenvolvido no espaço delimitado pelo MAB-Paraíba, como exemplo de uma ação pedagógica minimamente contextualizada. Por fim, recomenda aos pesquisadores e educadores em geral, comprometidos com essa perspectiva de trabalho, que atentem à forma de articular as discussões e a participação, para que as expectativas e necessidades dessas comunidades sejam contempladas, em projetos pedagógicos e espaços fundados no debate, no diálogo e na reflexão coletiva.#$&This work contains the problematic of sub-education among the population that was excluded from school attendance in the regular time, contributing to knowledge production about educational practices developed in EJA (the Young and Adult Education). It focuses on the Pedagogical proposal and on the experience in young and adult literacy in the context of the mobilization of people affected by dam building. It depicts the international, national and regional mobilization against huge dams building and the emergence of the Movement of Dam Affected People (MAB), highlighting their general project and registering their teaching performance, particularly in young and adult literacy. In methodological and theoretical approaches, two interconnected categories are considered: the historical entirety, essentially theoretical, and the young and adult education practice. Based on the entirety, it outlines a contextualized explanation about the stakeholder s situation and, respecting the second category, which is part of the first one, places literacy as one of the basic aspects of an omnilateral man upbringing. The study broaches a wide context of dams in the world, placing the socio-environmental effects resulting from dams building in Brazil, in Northeast region and in Paraíba, and emphasizing the consequences of Acauã Dam building in the Paraíba cities of Aroeiras, Itatuba and Natuba. It presents the particular context of the population affected by Acauã, summarizing a panoramic view about the involved Paraíba cities and learning the conditions of residents relocation. It appraises the educational project and the National-MAB literacy proposal, operationalized by Paraíba-MAB in resettlements sited on Acauã s surroundings. It ensures that, besides public policies including financing, the feasibility of literacy problem solution can be completed with Pedagogical actions attached to the target people peculiarities and immediate necessities, respecting actions connected through one comprehensive and contextualized educational project. It evaluates the young and adult literacy project developed in the restricted Paraíba-MAB area, as an example of a Pedagogical action minimally contextualized. Eventually, it recommends researchers and teachers in general, that are committed to this work perspective, to pay attention to the way they articulate discussions and participation, so as to contemplate these communities expectations and necessities in Pedagogical projects and spaces based on discussion, dialogue and collective reflection. 1 2022-10-06T01:25:21Z 2022-10-06T01:25:21Z 2010. Tese 37.014 M488r TESE 164979 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14315/1/EdileuzaCRM_TESE.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14315/1/EdileuzaCRM_TESE.pdf