Transformada wavelet aplicada a dados climáticos /

Resumo: Utilizando a Transformada Wavelet (WT) em dados climáticos pretende-se identificar as oscilações no comportamento temporal das séries de temperatura e umidade relativa do ar (%), observados na região que abrange a cidade de Natal/RN, no período de 1964 a 2008. Mediante o ajuste de um modelo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Francisca de Fátima do Nascimento., Araújo, Eduardo Henrique Silveira de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/164624
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Utilizando a Transformada Wavelet (WT) em dados climáticos pretende-se identificar as oscilações no comportamento temporal das séries de temperatura e umidade relativa do ar (%), observados na região que abrange a cidade de Natal/RN, no período de 1964 a 2008. Mediante o ajuste de um modelo de séries temporais identificar os eventos periódicos da atmosfera como também a intermitência desses eventos e a presença de tendência e descontinuidade em intervalos (espaços) de tempo. Os dados analisados foram dados de reanálises do Centro Nacional para Previsões Ambientais - NCEP (National Centers for Environmental Prediction). Os dados originais georeferenciados, correspondem a medições realizadas em pontos dentro de uma área contendo a América do Sul e o Oceano Atlântico, formando uma grade de pontos retangular com espaçamento de coordenadas de 2,5 x 2,5 graus de latitude e longitude. Porém, a série analisada contém os dados observados em uma região que compreende a cidade de Natal/RN no período de 1964 a 2008. Os resultados foram apresentados a partir dos espectros da Transformada Wavelet contínua de Morlet, indicam as oscilações intrasazonais identificadas através da Análise Wavelet e foram obtidos no software estatístico R-2.11.0 através da criação de uma função que retorna o espectro de frequência da série gerando uma escala de intensidade que possibilita a identificação de periodicidade de eventos na série. observou-se que durante os períodos mais chuvosos, os valores dos coeficientes foram bem mais elevados. Porém, houve eventos periódicos que são independentes da intensidade de temperatura e umidade relativa.