Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente online /

Resumo:Esta dissertação foi realizada no intuito da elaboração de um modelo a ser usado como referência na construção e diagnóstico de projetos educativos em ambiente on-line. O modelo aborda uma série de características, técnicas e humanas, que, se trabalhadas, podem ampliar o potencial de desperta...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Freire, Eugênio Paccelli Aguiar., Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14416/1/EugenioPAF_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-103910
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1039102022-11-30T16:57:07Z Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente online / Freire, Eugênio Paccelli Aguiar. Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação - Dissertação. Tecnologia educacional - Dissertação. Educação online - Dissertação. Modelos de referência - Dissertação. Projetos educativos - Dissertação. Educational technology. Online education. Reference model. Educational projects. Resumo:Esta dissertação foi realizada no intuito da elaboração de um modelo a ser usado como referência na construção e diagnóstico de projetos educativos em ambiente on-line. O modelo aborda uma série de características, técnicas e humanas, que, se trabalhadas, podem ampliar o potencial de despertar o interesse, além da simples obrigação institucional, ao uso desses projetos por parte dos alunos e, por consequência, criar condições propícias ao possível desenvolvimento de uma postura ativa desses, fator fundamental aos avanços educativos. Focando-se nos alunos, e não na tecnologia utilizada, propomos este modelo como guia, referência a ter sua aplicação realizada de forma crítica, relativizada a cada contexto educativo. Esta pesquisa foi realizada a partir da categoria qualitativa, pelo método de observação participante, utilizando como referência às análises o uso dos sujeitos participantes do site "guanabara.info" - site educativo fora do contexto escolar - entrevistados a distância, pela internet, a partir do uso da técnica de entrevista semi-aberta, em uma coleta de dados do tipo primários. Seguimos como referenciais teóricos os trabalhos de Paulo Freire, considerando sua visão de educação e formação do conhecimento como um processo entre os homens, e de Célestin Freinet, em sua pedagogia de inserção humanizada e crítica de tecnologias na escola. Ao final, demonstramos a utilização prática do modelo elaborado aplicando-o ao diagnóstico de um projeto educativo realizado na plataforma on-line moodle.#$&Abstract:This dissertation was written for the making of a model to be used as reference to the construction and diagnoses of educational projects in on-line environments. The model approaches a series of characteristics, technical and humans, which if considered can increase the potential of awake the interests to the active use of these projects for the students and build conditions to the development of an active posture by the students, fundamental factor to the educational advances. Focused in the students, not in the technology in use, we propose this model as a guide, reference to be used in a critical way in relation with every educational context. This research was made from the qualitative category, trough the method of study of case, using as reference to the analysis the use of the website guanabara.info - website outside of the school context - by it users, heard through the internet, by the use of semi-opened interview, in a data taken of the primary type. We follow as theoretical references Paulo Freire´s work, considering his vision of education and the building of knowledge as a process which occurs between man, and Celestín Freinet, in his pedagogy of humanized and critical insertion of the technologies in the school. At the end, we show the practical utilization of the model constructed using it for the diagnostics of an educational project in the on-line educational environmental moodle. 1 2022-10-06T00:54:12Z 2022-10-06T00:54:12Z 2010. Dissertação 37.018.43 F866c DISSERT 162138 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14416/1/EugenioPAF_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14416/1/EugenioPAF_DISSERT.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação -
Dissertação.
Tecnologia educacional -
Dissertação.
Educação online -
Dissertação.
Modelos de referência -
Dissertação.
Projetos educativos -
Dissertação.
Educational technology.
Online education.
Reference model.
Educational projects.
spellingShingle Educação -
Dissertação.
Tecnologia educacional -
Dissertação.
Educação online -
Dissertação.
Modelos de referência -
Dissertação.
Projetos educativos -
Dissertação.
Educational technology.
Online education.
Reference model.
Educational projects.
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar.
Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente online /
description Resumo:Esta dissertação foi realizada no intuito da elaboração de um modelo a ser usado como referência na construção e diagnóstico de projetos educativos em ambiente on-line. O modelo aborda uma série de características, técnicas e humanas, que, se trabalhadas, podem ampliar o potencial de despertar o interesse, além da simples obrigação institucional, ao uso desses projetos por parte dos alunos e, por consequência, criar condições propícias ao possível desenvolvimento de uma postura ativa desses, fator fundamental aos avanços educativos. Focando-se nos alunos, e não na tecnologia utilizada, propomos este modelo como guia, referência a ter sua aplicação realizada de forma crítica, relativizada a cada contexto educativo. Esta pesquisa foi realizada a partir da categoria qualitativa, pelo método de observação participante, utilizando como referência às análises o uso dos sujeitos participantes do site "guanabara.info" - site educativo fora do contexto escolar - entrevistados a distância, pela internet, a partir do uso da técnica de entrevista semi-aberta, em uma coleta de dados do tipo primários. Seguimos como referenciais teóricos os trabalhos de Paulo Freire, considerando sua visão de educação e formação do conhecimento como um processo entre os homens, e de Célestin Freinet, em sua pedagogia de inserção humanizada e crítica de tecnologias na escola. Ao final, demonstramos a utilização prática do modelo elaborado aplicando-o ao diagnóstico de um projeto educativo realizado na plataforma on-line moodle.#$&Abstract:This dissertation was written for the making of a model to be used as reference to the construction and diagnoses of educational projects in on-line environments. The model approaches a series of characteristics, technical and humans, which if considered can increase the potential of awake the interests to the active use of these projects for the students and build conditions to the development of an active posture by the students, fundamental factor to the educational advances. Focused in the students, not in the technology in use, we propose this model as a guide, reference to be used in a critical way in relation with every educational context. This research was made from the qualitative category, trough the method of study of case, using as reference to the analysis the use of the website guanabara.info - website outside of the school context - by it users, heard through the internet, by the use of semi-opened interview, in a data taken of the primary type. We follow as theoretical references Paulo Freire´s work, considering his vision of education and the building of knowledge as a process which occurs between man, and Celestín Freinet, in his pedagogy of humanized and critical insertion of the technologies in the school. At the end, we show the practical utilization of the model constructed using it for the diagnostics of an educational project in the on-line educational environmental moodle.
format Dissertação
author Freire, Eugênio Paccelli Aguiar.
Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Freire, Eugênio Paccelli Aguiar.
Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Freire, Eugênio Paccelli Aguiar.
title Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente online /
title_short Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente online /
title_full Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente online /
title_fullStr Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente online /
title_full_unstemmed Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente online /
title_sort construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente online /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14416/1/EugenioPAF_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT freireeugeniopaccelliaguiar construindoummodelodereferenciaaodespertardointeressedossujeitosemprojetoseducativosemambienteonline
AT andradearnonalbertomascarenhasde construindoummodelodereferenciaaodespertardointeressedossujeitosemprojetoseducativosemambienteonline
AT universidadefederaldoriograndedonorte construindoummodelodereferenciaaodespertardointeressedossujeitosemprojetoseducativosemambienteonline
_version_ 1766806839453810688