Memorial de formação: um dispositivo de pesquisa-ação-formação /

Resumo:A pesquisa tomou por base a dimensão formativa do memorial de formação, constitutiva da escrita reflexiva de si e procurou problematizá-la em torno da seguinte indagação: Como o memorial se constitui instrumento de pesquisa-açãoformação? Adotamos como referências teóricas os princípios do par...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nascimento, Gilcilene Lélia Souza do., Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14422/1/GilcileneLSN_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo:A pesquisa tomou por base a dimensão formativa do memorial de formação, constitutiva da escrita reflexiva de si e procurou problematizá-la em torno da seguinte indagação: Como o memorial se constitui instrumento de pesquisa-açãoformação? Adotamos como referências teóricas os princípios do paradigma antropoformador, traçado por Pineau (2005), os estudos realizados por Passeggi (2006a, 2006b, 2007, 2008a, 2008b) sobre os memoriais, os trabalhos de Nóvoa (1988, 1995) e os estudos de Josso (2004), Souza (2006) e Fontana (2000), que concebem a formação do ponto de vista do aprendente. O universo da pesquisa se circunscreve à situação de formação de educadores do campo, alunos do Curso de Pedagogia do PROFORMAÇÃO, oferecido pelo CAMEAM/UERN no semestre 2005.2. A pesquisa triangulou diferentes tipos de procedimentos de recolha de dados: observação do processo de elaboração dos memoriais; questionário; e 09 memoriais, produzidos pelos participantes da pesquisa. As análises dos dados empíricos mostram que a escrita dos memoriais como procedimentos de pesquisaação- formação revelam que a dimensão formativa se desdobra em outras dimensões: etnossociológica, heurística, hermenêutica, social e afetiva, autopoiética e política. Na busca de si (pesquisa), proporcionada na e pela escrita (ação), cada narrador encontra novos sentidos para a vida e ressignifica as representações de si (formação). Os resultados validam a riqueza potencial do memorial, que mesmo em condições não ideais, constitui um trabalho acadêmico valioso em cursos de formação de professores.#$&Abstract:La recherche prend comme point de départ la dimension formative du mémoire de formation, considerée comme constitutive de l´écriture de soi, et cherche à problématiser cette dimension au tour du questionnement suivant: Comment le mémoire de formation devient-il un instrument de recherche-action-formation? Les analyses s´appuient sur les principes théoriques du paradigme anthropoformateur, proposé par Pineau (2005), les études réalisées par Passeggi (2006ª, 2006b, 2007, 2008ª, 2008b) sur les mémoires, les travaux de recherche de Nóvoa (1988, 1995), de Josso (2004), de Souza (2006) et de Fontana (2000), qui conçoivent la formação du point de vue de l´ apprenant. L´univers de la recherche s´est circonscrit à La situation de formation des éducateurs de la zone rurale, étudiants en Pédagogie dans le PROFORMAÇÃO (CAMEAM), à l´Univeristé de l´Etat du Rio Grande du Nord (UERN), pendant le second semestre de 2005. La recherche a croisé diférents types de démarche pour recueillir les données empiriques: l´observation du processus d´élaboration des mémoires; un questionnaire; des entretiens informels avec lês enseignants en formation et avec les formateurs; et 09 mémoires, écrits par lês participants de la recherche. Les analyses des données empiriques montrent que l´écriture des mémoires, en tant que démarche de recherche-action-formation, révelent que la dimension formative se dédouble en d´autres dimensions: etnosociologique, heuristique, herméneutique, social et afective, autopoiétique et politique. Dans la quête de soi (recherche), mise en oeuvre dans et par l´écriture (action), chaque narrateur construit de nouveaux sens à la vie et (re)signifient lês représentations de soi (formation). Les résultats confirment la richesse et lês potentialités du mémoire, même dans des conditions non ideal, ce qui permet d´affirmer as valeur travail académique important dans la formation dês enseignants.