Responsabilidade social empresarial: o caso do projeto "Escola de Informática e Cidadania" da Mineradora "Y" situada no Estado do Pará /

Resumo:O tema Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é relativamente recente no meio acadêmico nacional e no mundo dos negócios como prática de gestão. Pela carência de socialização de experiências e de clareza de conceitos, ocorrem desvios no entendimento do tema e na condução das intervenções....

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Reis, Walery Costa dos., Souza, Washington José de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12173
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Dissertação.
Educação -
Dissertação.
Responsabilidade social -
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Responsabilidade social empresarial: o caso do projeto "Escola de Informática e Cidadania" da Mineradora "Y" situada no Estado do Pará /
description Resumo:O tema Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é relativamente recente no meio acadêmico nacional e no mundo dos negócios como prática de gestão. Pela carência de socialização de experiências e de clareza de conceitos, ocorrem desvios no entendimento do tema e na condução das intervenções. Procurou-se averiguar, nesta pesquisa, o desenvolvimento do Projeto de Responsabilidade Social Empresarial ―Escola de Informática e Cidadania‖ de uma Mineradora situada no Estado do Pará, objetivando avaliá-lo e posteriormente compreendê-lo. Para isso, buscou-se descrever as características e estrutura da Escola, identificar as linhas e diretrizes adotadas por esse Projeto e identificar a influência e resultados do mesmo na vida de alunos, professores e egressos da Escola. Caracteriza-se por um estudo de caso com abordagem qualitativa de caráter descritivo, realizada através de entrevistas estruturadas numa amostra de 21 membros da Escola divididos entre professores, alunos e egressos. Utilizou-se da análise de conteúdo categorial, tendo como eixo para a interpretação dos dados a Responsabilidade Social, a Inclusão Digital e a Educação. Os resultados obtidos informam que a infraestrutura tem desafios a enfrentar, apontam disparidades entre a concepção e a prática das categorias explicitadas no Projeto Político-Pedagógico da EIC e a influência que, mesmo sob limites, alcança a vida dos professores, alunos e egresso. Constatou-se que ações de Responsabilidade Social desta empresa, quando voltadas para este Projeto, não ficaram evidenciadas. Por este prisma, essas ações permaneceram somente no discurso assistencialista e não estruturantes, sendo assim, a empresa não está cumprindo o seu papel de elemento transformador da realidade da sua clientela e da população que vive no seu entorno#$&Abstract:The subject Responsibility Enterprise Social (RSE) is relatively recent in the half national academic and the world of the management businesses as practical. For the lack of socialization of experiences and clarity of concepts, shunting lines in the agreement of the subject and the conduction of the interventions occur. It was looked to inquire, in this research, the development of the project of Social Responsibility Enterprise ―School of Computer science and Citizenship‖ of a situated company in the State of Pará, objectifying to evaluate it and later to understand it. For this, one searched to describe the characteristics and structure of the School, to identify to the lines and lines of direction adopted for this Project and to identify to the influence and results of the same in the life of pupils, professors and egresses of the School. It is characterized for a study of case with qualitative boarding of descriptive character, carried through interviews structuralized in a sample of 21 divided members of the School between professors, pupils and egresses. It was used of the analysis of categorical content, having as axle for the interpretation of the data the Social Responsibility, the Digital Inclusion and the Education. The gotten results inform that the infrastructure has challenges to face, point disparities between the conception and practical of the categories characterized in the Politician-Pedagogical Project of the EIC and the influence that, exactly under limits, the life of the professors, pupils reaches and egress. One evidenced that Social action for damages of this company when come back toward this project, they had not been evidenced. For this prism, these actions had only remained in the assistencialist speech and not structural, being thus, the company is not fulfilling its paper of transforming element of the reality of its clientele and the population that lives in it s around.
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