O Ensino de violino no curso básico da Escola de Música da UFRN : reflexões sobre a prática /

O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de estágio docente no Curso Básico de Violino da Escola de Música da UFRN. A monitoria teve duração de três semestres letivos, aos quais foram aplicadas diversas formas de ensino em sala de aula de forma experimental. Foram consultadas as...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Petronilo, Maria Isabel Brasiliano., Meirelles, Camila Torres., Dantas, Ronedilk Cavalcante., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1177/1/PETROLINO%2c%20Maria%20I.%20B._O%20Ensino%20de%20violino%20no%20curso%20b%C3%A1sico_2010.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de estágio docente no Curso Básico de Violino da Escola de Música da UFRN. A monitoria teve duração de três semestres letivos, aos quais foram aplicadas diversas formas de ensino em sala de aula de forma experimental. Foram consultadas as metodologias de educadores e músicos como Shinichi Suzuki, Suzan Kempter, Ivan Galamian, Demetrius Constantine Dounis, Simon Fischer, Linda Kruger, Maia Bang e Barbara Barber, bem como pesquisas atuais sobre a metodologia do ensino do instrumento na contemporaneidade. Após breve análise da prática docente vivida e da grade curricular do Curso Básico com seus conteúdos e diretrizes pedagógicas, especificamente, do curso de Violino, sugiro modificações a partir dos resultados obtidos.#$&This paper aims to report an internship teaching experience conducted in the Elementary violin course at Federal Unisiversity of Rio Grande do Norte Music School. The process project was conducted over three semesters, and was applied to various trials of teaching training in the classroom. The reference methodologies were those of Shinichi Suzuki, Suzan Kempter, Ivan Galamian, Demetrius Constatine Dounis, Simon Fischer, Linda Kruger, Maia Bang and Barbara Barber, as well as the current research on the methodology of teaching the violin. Analyses of the experimental teaching trials were performed, compared with the present Violin Elementary Course Curriculum, including pedagogical guidelines. Modifications in the curriculum and pedagogical guidelines are suggestions in light of the results obtained.