Do encantamento dos números à realidade dos fatos : conciliação entre os balanços patrimonial e social da ALUNORTE/

Resumo:O Balanço Social tem se constituído em um dos instrumentos capaz de identificar o compromisso sócio-ambiental das organizações. O objetivo do Balanço Social é apresentar a aplicação de recursos da empresa, em investimentos sócio-ambientais internos e externos. A pesquisa se desenvolveu com ba...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fernandes, José Wilson Nunes., Souza, Washington José de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12168/1/EncantamentoN%c3%bamerosRealidade_Fernandes_2010.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo:O Balanço Social tem se constituído em um dos instrumentos capaz de identificar o compromisso sócio-ambiental das organizações. O objetivo do Balanço Social é apresentar a aplicação de recursos da empresa, em investimentos sócio-ambientais internos e externos. A pesquisa se desenvolveu com base na análise do nível de responsabilidade social, da empresa Alumina do Norte do Brasil S/A ALUNORTE, em relação aos exercícios sociais de 2008 e 2009, com a finalidade de descrever o que revelam os Balanços Social e Patrimonial a respeito da responsabilidade social. Para validar a proposta foram realizadas comparações entre os dados contábeis e financeiros das empresas ALUNORTE e Y YAMADA, sendo a primeira uma indústria extrativa e de transformação mineral, pertencente ao grupo VALE, com acionistas nacionais e internacionais, e a segunda, um grupo empresarial de lojas de departamentos e supermercados, eminentemente local. O intuito foi de evidenciar o que dizem os indicadores e confirmar privilégios da primeira em relação a segunda.#$&Abstract:The social balance is turning into an instrument capable of identifying the Organizational Commitment socio-environmental. The objective of the Social Balance is to present the application of company resources on socio-environmental investments internally and externally. The research was developed based on the Balance Social and Sheet from Alumina North Brazil S / A, ALUNORTE, for fiscal years 2008 and 2009, with the purpose of describing the finding of the Balance Social and Sheet from ALUNORTE about social responsibility. To validate the proposal were doing comparisons between accounting and financial datas from Alunorte and Y.Yamada, in order to highlight what they say and indicators confirm the privileges of the first against second.