José Augusto Bezerra de Medeiros : vida, educação, política /

O objetivo central desta tese é o de constituir a trajetória político-intelectual de José Augusto Bezerra de Medeiros, uma das vanguardas do movimento de renovação educacional no Brasil. Para compreender sua identidade com a educação e com a política, procuramos apreender suas raízes históricas e cu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Marta Maria de., André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de., Universidade de São Paulo.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/18554
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O objetivo central desta tese é o de constituir a trajetória político-intelectual de José Augusto Bezerra de Medeiros, uma das vanguardas do movimento de renovação educacional no Brasil. Para compreender sua identidade com a educação e com a política, procuramos apreender suas raízes históricas e culturais. O foco sobre a educação do educador trouxe o entendimento da constituição existencial de suas representações liberais e abriu a possibilidade de uma leitura de seu enveredamento pelas campanhas de alfabetização e movimentos de renovação educacional, a partir dos anos 10 ate o inicio da década subsequente. O estudo da reforma da instrução publica no Rio Grande do Norte, realizada durante seu governo (1924-1927), permite flagrar as alterações no campo educativo e no "em torno". O estudo recompõe ainda o percurso político de José Augusto na década de 30, seu ostracismo no inicio da ditadura Vargas e a retomada da luta política no período de 1945 a 1960. A construção da trajetória de José Augusto indica a escolha por uma perspectiva metodológica, capaz de elucidar nas suas representações a identidade com um projeto liberal de educação, de homem e de sociedade